domingo, 4 de julho de 2010

Sete mil asteróides estão em rota de colisão com a Terra

Em torno de 7.000 asteróides, a maioria deles com diâmetro em torno de 100 metros, avançam em direção a Terra, segundo o informe do pesquisador Boris Shústov, diretor do Instituto de Astronomia da Academia de Ciências da Rússia.

São exatamente 6.960 asteróides, e que de acordo com a agência de notícias russa Ria Novosti, são potencialmente perigosos para o nosso planeta. Sendo que 87% deles, um total de 6070, apresentam quase 100 metros de diâmetro, mais do dobro do meteorito que em 1908 arrasou, 2.000 km de tundra ( vegetação) na Sibéria.

Outros 806 asteróides (11,6%) são bem maiores, rondando na casa dos mil metros de diâmetro. Ressalta-se também que existe uma pequena quantidade de cometas, num total de 84 ( 1,2% do total), que atualmente estão em rota de colisão com a Terra.

De acordo com o anunciado pela agência russa, grupos de pesquisadores russos, europeus e norte-americanos estão preparando missões espaciais para vigiar de perto o avanço destes corpos celestes, e evitar o perigo potencial que supõe para o ser humano. Dentre essas missões, destaca-se a canadense Neossat, que será lançada em 2011, e a alemã Asteroid Finder, que decolará cerca de um ano mais tarde.

O informe apresentado por Shústov faz referencia à um fato do que já havia advertido a NASA há apenas alguns meses: necessitamos de recursos para prevenir, evitar ou destruir objetos espaciais em rota de colisão com a Terra. A única coisa que temos é uma série de idéias, mas ainda sem realizá-las.

3 comentários: