quinta-feira, 18 de março de 2010

Vida longa ao Rei do Blues

Apesar de já ter anunciado o fim de suas turnês internacionais, B.B. King confirmou quatro shows no país para este semestre. A primeira apresentação ocorreu no Rio (levando o publico ao delírio, sendo inclusive aplaudido de pé), as próximas, em São Paulo, ocorrerão nos dias 19 e 20 e o encerramento de sua passagem pelo país no dia 22, quando se apresenta na capital federal.

Nos últimos anos, o excesso de peso lhe trouxe problemas no joelho, que o obrigaram a tocar sentado. O que certamente não prejudicou a sua fenomenal perícia com a guitarra. B.B. King criou um estilo próprio, com staccati e vibratos delicados, que nos anos 50 foram assimilados por feras do rock. Sua música influenciou guitarristas como Keith Richards e Eric Clapton, que na década seguinte invadiram as paradas de sucesso americanas. B.B. King é o último pioneiro vivo do blues.

Estima-se que ele tenha vendido mais de 40 milhões de discos ao redor do mundo. Nesta década, lançou álbuns importantes como Riding with the King, parceria com o discípulo Eric Clapton. Seu album mais recente chama-se One Kind Favor (excelente, diga-se de passagem) e foi lançado em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário