quinta-feira, 24 de junho de 2010

Genoma Humano, o antes, o agora e o futuro.


Já se passaram dez anos do seqüenciamento do genoma humano. Desde quando, o então presidente do EUA anunciou e garantiu que se tratava de “ uma revolução no diagnóstico e tratamento da maioria das doenças humanas”. Hoje a promessa continua real, no entanto ainda distante de cumprir-se.

Em função do genoma, a ciência avançou a passos largos, durante estes anos. Porém na prática suas aplicações estão muito limitadas, já que se necessitava de muito mais trabalho e pesquisa que o previsto.

O genoma, com seus aproximados 22.000 genes humanos, revelou até agora, muito pouco, sobre as variações que cada um desses genes pode sofrer devido à herança, pressões ambientais, dieta e costumes de cada pessoa.

Uma recente entrevista da revista Nature (divulgação científica) com mais de 1000 pesquisadores, revelou que eles acreditam que o sequenciamento dos genes, trata-se de uma revolução no campo da Biologia. E que mais da metade dos entrevistados tiveram o Projeto Genoma Humano como inspiração para converterem-se em cientistas ou até mesmo, mudarem completamente suas linhas de pesquisa.

Dentre os pesquisadores entrevistados pela Nature, muitos ainda afirmaram que serão necessários de dez a vinte anos para se chegar à uma espécie de medicina “personalizada”, ou seja, de acordo com informação genética de cada paciente.

O certo é que muito se alcançou na ciência com o Projeto Genoma Humano, entretanto, há ainda muito por vir.

Saiba mais:
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/genoma/Projetogenoma.html

Ver
http://www.youtube.com/watch?v=Bu6rbC2cnTM

O que vem depois do genoma
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3629&ReturnCatID=1798

Um comentário:

  1. Isso só faltava mesmo algumas dicas de Ciência para melhorar ainda mais esse blog, bacana mesmo... Valeu.

    ResponderExcluir