domingo, 19 de setembro de 2010

Filmes que mostram o futuro da Humanidade

O cinema nos faz viajar por vários recantos do mundo, ajuda a imaginar coisas fantásticas, nos fazer pensar sobre inúmeros aspectos da vida, então entregamos a vocês um top dos filmes que mostram como será nosso amanhã. Dê uma conferida, pois na maior parte das vezes as mudanças não serão para melhor...

1 - Filhos da Esperança (Children of Men)
A história se passa em 2027 na Inglaterra. Há 18 anos a humanidade se tornou infértil. A incapacidade de reprodução provocou mais caos social, já crescente devido ao problema dos imigrantes, da fome e das doenças. Tudo piora quando a pessoa mais jovem da Terra falece. O ex-ativista e hoje apenas um burocrata Theo (Clive Owen) parece resignado, algo lhe falta, algo tem que mudar. Quando uma menina negra se descobre grávida, e vira a pessoa mais perseguida do mundo, ele se vê impelido a protegê-la a todo custo, e com isso ajudar a única esperança do mundo.


2 - Trilogia Mad Max
Num futuro próximo, o combustível que alimenta os motores dos carros é também motivo para crimes perpretados por violentas gangues. Max é um jovem policial e junto com seus companheiros patrulha as estradas a fim de impedir a ação daqueles que insistem em perturbar a paz. A morte de um membro pelas mãos de Max dá início a uma série de crimes cruéis cometidos contra sua família. Assim, Max só tem uma escolha: vingança. Nos filmes posteriores o Apocalipse acontece e apenas os mais aptos poderam sobreviver em um mundo onde a violência impera.


3 - Equilibrium
Houve a 3ª Guerra Mundial, aqueles que sobreviveram sabem que a humanidade jamais poderá entrentar uma 4ª guerra e que a natureza dos humanos tem que ser controlada. Então é criada uma lei pelo Clero Grammaton, cuja única tarefa é procurar e erradicar a real fonte de crueldade entre os humanos: a capacidade de sentir, pois há a crença de que as emoções foram culpadas pelos fracassos das sociedades do passado. Desta forma existe um estado tolitário, a Libria, que é comandado pelo "Pai" , que só aparece através de telões. Foi decretado que os cidadãos devem tomar diariamente Prozium, uma droga que nivela o nível emocional. As formas de expressão criativa (filmes, quadros, leitura) estão proibidos, sendo que ao violar qualquer regulamento a não-obediência é punida com a pena de morte. John Preston (Christian Bale) é um Grammaton, um oficial da elite da lei, que caça e pune os "ofensores", além de ter poder para mandar destruir qualquer obra de arte. Um dia, acidentalmente, Preston não toma o Prozium. Pela primeira vez ele sente emoções e começa a fazer questionamentos sobre a ordem dominante.


4 - A Estrada
Não espere uma história costumeira de ficção científica, com artefatos antigos ou secretos que podem salvar a humanidade. O que vemos em A Estrada é justamente o contrário - a desesperança. De um dia para outro a vida vegetal e animal deixou de existir no mundo, e com essa perda veio a fome, que transformou o mundo. Os sobreviventes se reuniram em tribos e praticam o canibalismo para viver. Agora pai e filho lutam pra sobreviver mais por uma questão de teimosia do que de fé. É um cenário sombrio por excelência: enquanto atravessa o caos, o herói carrega noções de civilização nas costas, esperando encontrar no litoral distante alguma recompensa ou salvação.

5 - Trilogia Exterminador do Futuro
Esse filme se originou de um sonho de James Cameron (O senhor Avatar) onde num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, as máquinas arquitetam um plano desesperado e mortal, enviar para o passado um andróide (Arnold Schwarzenegger) com a missão de matar a mãe (Linda Hamilton) daquele que viria a se transformar no líder dos humanos e pior inimigo das máquinas, John Connor. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante (Michael Biehn) para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade. Esse filme marcou epoca, transformou em astro Schwarzenegger e teve mais quatro filmes de sucesso que contam outras tentativas das máquinas dominarem o mundo sem sucesso. Um futuro com esperança na visão de Cameron.

Nenhum comentário:

Postar um comentário