sábado, 5 de março de 2011

Sandman - Clássico dos quadrinhos

Personagem da DC Comics, Sandman é uma versão da lendária figura mitológica responsável pelo sono. No mito nórtico, ele jogava um punhado de areia nos olhos dos seres vivos e os fazia dormir. O desenhista e roteirista Neil Gaiman transformou este lendário ser em um dos perpétuos – figuras que estariam acima dos deuses, pois teriam surgido com o primeiro homem e só desapareceriam com o último. Na ordem estipulada por Gaiman, eles seriam sete: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio, que não são deuses, mas sim entidades responsáveis pelo ordenamento da realidade conhecida. Só sua existência mantém coeso o universo físico e todos os seres vivos.

Sonho (que também é conhecido como Morpheus, Sandman, Oneiros, Oniromante e Lorde Moldador, entre outros nomes) é o governante do Sonhar. De modo geral, Sandman aparece para cada pessoa como o aspecto mais nobre de sua raça. Como personagem, Sonho é extremamente pálido, tem cabelos negros e se veste geralmente apenas com uma peça de tecido preto enrolada ao corpo. A forma na qual geralmente é visto na revista parece ter sido baseada na aparência do cantor Robert Smith (vocalista da banda The Cure).

Durante dez anos, Gaiman escreveu as histórias desses personagens numa megassaga que ganhou notabilidade internacional e rendeu ao autor a fama de maior roteirista britânico da atualidade. As histórias de Sandman transformaram o selo Vertigo (que reúne os personagens místicos da editora DC americana) no carro-chefe da casa.

Fenômeno mundial de público e de crítica, Sandman consolidou o gênero de quadrinhos adultos. Publicado no final da década de 80, o épico original mistura mitologia grega clássica, lendas urbanas modernas e fantasia.

Para aqueles que ainda não conhecem essa obra-prima de mitologia e arte, pode se deliciar no link abaixo:

Sandman – Neil Gaiman – Completo em 75 edições

http://www.megaupload.com/?f=1DXH777G

Um comentário:

  1. Esses quadrinhos são demais. Ate para quem nunca viu é obrigatório dar uma olhada. Mundo dos quadrinhos - SP.

    ResponderExcluir