sexta-feira, 9 de julho de 2010

McLean e sua American Pie

Quando penso em grandes canções que marcaram a historia do rock não há como não lembrar da canção American Pie de Don McLean.Gravada para o álbum American Pie em 1971, esta música alcançou o 1° lugar das paradas de sucesso dos EUA em 1972, permanecendo nesta posição por quatro semanas. Foi relançado em 1991, alcançando a 12ª colocação no Reino Unido.
McLean sempre evitou responder a perguntas específicas sobre o significado da letra, exceto para confirmar que ele ficou sabendo da morte de Buddy Holly enquanto trabalhava como entregador de jornais na manhã de 3 de fevereiro de 1959 (referenciado no verso "February made me shiver/with every paper I'd deliver" — "Fevereiro me dava calafrios / A cada jornal que eu entregava").
Infelizmente Don Mclean não é muito conhecido no Brasil, e sua canção ganhou destaque a partir de uma versão feita por Madonna(sacanagem!).
American Pie é um mistério, ninguem poderia imaginar o sucesso que faria, nem mesmo Don Mclean. Até então Don era um cantor Folk de pouca expressão, inspirado no amigo Peter Seger, assim como Bob Dylan e vários outros. A música American Pie também é uma homenagem, mais especificamente à Buddy Holly, a quem Mclean dedicou o disco. Uma espécie de épico Folk, com mais de oito minutos de duração e mudanças de andamento, ela começa relatando a memória do acidente que em 1959 vitimou três pioneiros do Rock'n'Roll, Buddy, Richie Vallens (La Bamba) e o DJ e músico J.P. Richardson 'The Big Bopper'. O incidente ficou conhecido como 'o dia em que a música morreu', “the day the music died”, expressão repetida várias vezes na longa letra.
São muitas as referências na música, algumas bem claras, outras nem tanto. Don nunca explicou exatamente o que quis dizer com esta letra, sempre disse que ela pode ser interpretada de várias maneiras e que trata de uma história abstrata a partir de suas próprias memórias, desde o caso em 1959 até aquele momento dez anos depois.
Fato é que a extensa letra em alguns momentos é pouco óbvia, mas traça um panorama do Rock'n'Roll na época e consequentemente da própria história americana, motivo pela qual é considerada uma das músicas mais importantes do século XX, nos EUA, e tema de discussões e análises em diversos sites e publicações até hoje. As referências mais diretas, além dos já citados, são à James Dean, Elvis Presley (The King), Beatles (Helter Skelter), Bob Dylan, Muddy Waters/Rolling Stones, The Birds e seu clássico psicodélico Eight High Miles, Janis Joplin, a quem Mclean se refere como '(conheci) a garota que cantava Blues', Lenin, Marx, além da guerra do Vietnan, a morte de Kennedy e outros fatos.
Quanto ao nome da canção, ainda é um mistério. Don nunca revelou o que é exatamente, apenas negou o boato de que seria o nome do avião onde estavam os pioneiros falecidos. Há uma interpretação que diz ser uma referência a uma ex-namorada, candidata à Miss America, com quem Mclean teria terminado o namoro na mesma data do acidente, três de fevereiro de 1959. Esta é sem duvida uma das maiores canções da história do rock tanto pela sua consonância poética quanto pela sua construção metafórica. OUÇA! vale a pena conferir, tire suas próprias conclusões.

Baixe o The Best Don McLean :
Veja também o clipe:


Um comentário: